cardiologia
Dr. Márcio Vieira Gomes
marcio@atentia.com.br
• Médico graduado pela UFMG
• Cardiologista especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia
• Médico Efetivo do Hospital Felício Rocho – Belo Horizonte
• Fundador da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI)
• Curso de Extensão em Psicologia Médica pela Universidade Federal de Minas Gerais
As maravilhas tecnológicas nos colocam, hoje, em condições de vasculhar o coração milimetricamente. Ecocardiógrafos de última geração, tomografia computadorizada de cortes múltiplos, ressonância magnética, angiocardiógrafos digitais, exames laboratoriais ultra-sensíveis, cirurgias refinadas , angioplastia com stents e muitas outras novidades fazem parte do nosso dia a dia na prevenção, busca de doenças e tratamentos cardiológicos adequados.
Uma coisa, entretanto, persiste insensível a qualquer avanço da tecnologia: o afeto. Estamos assistindo, principalmente nos últimos cinco anos, ao resgate de uma verdade que todos conhecemos, mas a ciência teimava em ignorar: tão importante para a saúde do coração quanto o bom nível de colesterol, o controle da pressão arterial e do peso, a atividade física e nutrição apropriadas, o controle da diabetes, a abstinência do fumo, etc… é o afeto.
Relacionamentos saudáveis, adaptação adequada ao estresse do dia a dia (familiar, econômico-financeiro, trabalho, social, ambiental) , mudanças do estilo de vida, visão filosófica otimista e bem humorada sobre a dura realidade que nos cerca, são tão essenciais quanto os fatores de risco acima citados para a saúde do coração.
Sabemos o quanto é difícil definir e atingir estas metas, o quanto é difícil uma tomada de decisão, uma mudança de intenção neste sentido e em tantos outros no nosso cotidiano.
A nossa missão, na Atentia-Atenção Médica, se for a sua vontade, é ajudá-lo a desvendar e vencer os obstáculos físicos e emocionais que o impedem de atingir estes objetivos. O coração agradece!
clínica médica
Dr. Breno Figueiredo Gomes
breno@atentia.com.br
• Médico graduado pela UFMG
• Clínico Geral Especialista pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica
• Coordenador da Equipe de Clínica Médica 5 e do Serviço de Check-up da Rede Mater Dei de Saúde
• Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica – Regional Minas Gerais
• MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas
A Clínica Médica é a mãe de todas as especialidades da medicina. O médico de referência do paciente tornou-se raridade hoje em dia. O Clínico Geral ressurge com a função de oferecer a atenção necessária para o paciente que se encontra perdido em meio a tecnologia fria da atualidade e a super especialização da medicina. A organização das diversas opiniões médicas e a orientação de condutas de maneira clara e fácil é função do seu Clínico Geral.
Uma consulta sem pressa, transparente, sensata e com muita conversa caracteriza nosso atendimento. A tecnologia é uma de nossas ferramentas, entretanto, utilizada sempre de maneira ponderada e realmente útil. A empatia, o contato direto com o cliente, o apoio total aos familiares e a disponibilidade em oferecer o melhor atendimento possível são algumas de nossas características principais.
endocrinologia
Dra. Érika Figueiredo Gomes
erika@atentia.com.br
• Médica graduada pela UFMG
• Endocrinologista titulada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
• Médica assistente/preceptora da equipe de Endocrinologia do Hospital Mater Dei
• Médica assistente/coordenadora/preceptora do ambulatório de Endocrinologia Pediátrica do Hospital da Baleia
A Endocrinologia é a especialidade da medicina que estuda as alterações das glândulas endócrinas e a ação dos hormônios no organismo humano. Há receptores hormonais em várias células do corpo. Assim, o funcionamento do organismo sofre grande influência hormonal.
Oferecemos atendimento especializado e diferenciado nas principais áreas de atuação do endocrinologista: diabetes, hipoglicemia, obesidade, alterações no colesterol e triglicérides, magreza, distúrbios da tireóide e paratireóides, alterações do ciclo menstrual, hirsutismo (excesso de pêlos), acne, queda de cabelo, distúrbios do crescimento, gota, ginecomastia (aumento das mamas em homens), puberdade precoce ou atrasada, distúrbios da hipófise, adrenal e outras doenças relacionadas à falta ou ao excesso de hormônios.
Veja aqui alguns exemplos de atuação do endocrinologista.
Oferecemos também, a Bioimpedanciometria (avaliação da composição corporal – porcentagem de gordura, músculos e água), uma ferramenta a mais no acompanhamento dos distúrbios do peso corporal.
Atendemos adultos e crianças.
nefrologia
Dr. José de Resende Barros Neto
jrbarrosneto@yahoo.com.br
• Médico graduado pela UFMG
• Coordenador do Serviço de Nefrologia do Hospital Felício Rocho
• Membro Titulado em Nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia
• Diretor Presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia
• Clínico Geral com Residência Médica no Hospital Felício Rocho
A Nefrologia é a especialidade clínica com a função de cuidar dos rins e dos demais componentes do sistema urinário. Cálculos renais, pressão alta, infecção urinária, nefrites e insuficiência renal fazem parte do vasto espectro de doenças dessa especialidade. É considerada a filha predileta da clínica médica, visto o acometimento global do organismo em patologias que causam disfunção renal.
O medo, a angústia e a incompreensão tomam conta das pessoas com suspeita ou diagnóstico de quaisquer problemas renais. Isso não é tratado com medicamentos e sim, com empatia, orientação e apoio.
Nossa missão é, sem subestimar a importância do lado científico, tratar, com disponibilidade e atenção, corpo e alma de nossos pacientes e familiares.
infectologia
Dr. Adelino de Melo Freire Júnior
adelinomelo@gmail.com
• Médico graduado pela UFMG
• Coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Felício Rocho
• Infectologista / Infectious Diseases MD
• Certificação Internacional em Medicina de Viagem / Certificate in Travel Health ®
As doenças infecciosas, ou infecções, são desordens causadas por microrganismos – tais como bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Muitos destes microrganismos vivem dentro e sobre nossos corpos e normalmente são inofensivos ou mesmo úteis, mas sob certas condições podem nos causar doenças.
Algumas doenças infecciosas pode ser transmitida de pessoa para pessoa, algumas são transmitidas por animais ou picada de insetos e outras são adquiridos pela ingestão de alimentos ou água contaminados.
Doenças infecciosas podem acontecer como complicações de outros tratamentos como cirurgias ou ainda de situações que levem a queda da imunidade (envelhecimento, doenças crônicas, quimioterapia, infecção pelo HIV, transplantes, medicamentos, etc). Doenças infecciosas são também frequentes em viagens, mesmo para países desenvolvidos, como é o caso da gripe e da diarréia do viajante.
Doenças infecciosas podem ser prevenidas de várias formas, como higienização das mãos, uso de preservativo em relações sexuais e vacinação.
A Infectologia é a especialidade que busca a melhor maneira de tratar e prevenir as doenças infecciosas, independente da origem ou da localização da infecção.
psicologia
Larissa Figueiredo Gomes
larissa@atentia.com.br
• Psicóloga graduada pela PUC Minas.
• Especialista em Psicanálise pelo Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais (IPSM-MG), associado ao Institut du Champ Freudien (França) e parceiro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP).
• Psicóloga Efetiva do Hospital Felício Rocho – Belo Horizonte
O tratamento psicológico é um processo que visa conduzir o indivíduo ao desenvolvimento de uma maior percepção de si e do mundo, de seus comportamentos, pensamentos e sentimentos e das conseqüências destes sobre sua vida pessoal. Diante de cada situação e uma vez diagnosticado o ponto a se tratar, busca-se empregar estratégias que promovam um tratamento adequado, visando ajudar o paciente quanto a sua queixa.
Este tratamento não é à base de medicamentos, relaxamentos ou sugestões, e sim feito com palavras. Falar a um psicólogo permite que apareçam lembranças que estavam trancafiadas no “fundo da alma”. Assim, descobre-se que todo sofrimento tem um significado, uma verdade. Verdade esta que é particular a cada um e aponta para as causas do sofrer, do porque das repetições desprazerosas, da ansiedade, das brigas, das rupturas de laços familiares, conjugais, de amizade ou até de trabalho e também dos sintomas somáticos.
Realizamos atendimentos individuais à crianças, adolescentes, adultos e idosos, além de atendimentos em grupos.
neurologia
Dr. Eduardo Jardel Portela
portela.eduardo@gmail.com
• Médico graduado pela UFMG
• Neurologista, Neurofisiologista Clínico e Epileptologista
• Coordenador da Clínica de Epilepsia do Hospital das Clínicas da UFMG
• Médico Assistente do Núcleo Avançado de Tratamento das Epilepsias (NATE) do Hospital Felício Rocho
A neurologia é a especialidade médica que trata das doenças do cérebro, medula, nervos e músculos. A função do médico neurologista é investigar, diagnosticar e tratar os distúrbios neurológicos.
Entre as principais doenças tratadas pelo neurologista estão: cefaléias (dores de cabeça), epilepsias, distúrbios do sono, doenças desmielinizantes (esclerose múltipla e outras), doenças cerebrovasculares (AVCs ou “derrames”), distúrbios dos movimentos (como tremores ou doença de Parkinson), demências (como a doença de Alzheimer), doenças infecciosas (como meningites e encefalites), neuropatias, doenças musculares, mielopatias, traumatismo crânio-encefálico e alterações do desenvolvimento (como deficiência mental e déficit de atenção e hiperatividade).