Quando dormimos mal para manter nossa agenda de 24 horas por dia, 7 dias na semana, pagamos um preço alto com a diminuição da nossa capacidade de aprendizado, com a nossa saúde e segurança e com a nossa qualidade de vida.
1- Crie uma rotina de sono: tente ir para a cama e acordar no mesmo horário todos os dias. A rotina condiciona seu organismo a dormir com mais facilidade.
2- Use a cama apenas para dormir e fazer sexo
3- Reduza o consumo de cafeína: para algumas pessoas, uma simples xícara de café pela manhã pode trazer dificuldades de dormir à noite. A cafeína também pode levar a uma necessidade maior de urinar à noite
4- Pratique atividades físicas: exercícios aeróbicos regulares, tais como caminhada, corrida ou natação, oferecem três benefícios importantes ao sono: você dormirá mais rápido, aumentará a percentagem de sono profundo e reparador durante a noite e despertará com menos frequência à noite.
5- Limite os cochilos durante o dia: cochilos prolongados podem perturbar o seu ciclo natural de sono e impedi-lo de se sentir cansado o suficiente para cair no sono à noite.
6- Pare de fumar: a nicotina dificulta o adormecer.
7- Beba com moderação: o álcool deprime o sistema nervoso central podendo ajudar algumas pessoas a adormecer, entretanto, o efeito desaparece em algumas horas e pode ocasionar despertares noturnos. O álcool também pode piorar o ronco e outros problemas respiratórios do sono.
8- Melhore o ambiente para o sono: remova a televisão, telefone, e quaisquer outros dispositivos tecnológicos do quarto. Isto reforça a idéia de que o quarto é para dormir. Um ambiente ideal é silencioso, escuro, relativamente fresco e com uma cama confortável.
9- Caso você esteja acordado após 20 minutos na cama: levante-se e leia um bom livro até relaxar o suficiente para tentar novamente.
10- Evite tomar remédios para dormir: caso você tome alguma medicação para dormir, converse com o seu médico para utilizá-lo da melhor forma possível e durante o menor tempo possível.
Adaptado da: Harvard Medical School – http://www.health.harvard.edu